terça-feira, 3 de novembro de 2015

PORTUGAL É VERDE E AMARELO!!!


Portugal é verde e amarelo

As belas ondas de supertubos em peniche não rodaram como o esperado, porem a participação brasileira na 10ª e penúltima etapa do circuito mundial foi acima de qualquer expectativa.

A barca brasileira formada pelos 7 brazukas da elite teve o reforço novamente de Caio Ibeli e Thomas Hermes.

O mar que não colaborou desde o primeiro dia da janela de espera, teve seu inicio com ondas pequenas e assim prevaleceu o surf progressivo e radical.

Infelizmente mas já recorrente, tivemos baterias 100 % verde e amarela já no 2º round, Ítalo Ferreira e Thomas Hermes se enfrentaram e o potiguar não deu a menor chance para Thomas, deixando o convidado, mas já garantido para elite no ano que vem na 25ª colocação.

Outros 3 brasileiros se despediram no 2º round, wiggolly Dantas perdeu para o atleta da nova Zelândia Ricardo Christie e assim deu adeus a disputa pelo titulo de rookie of the year, mas como um ano bem regular, guigui já esta garantido na elite em 2016, esperamos uma bela performance do ubatubense na ultima etapa, pois há anos ele vem treinando forte na temporada havaiana, com o respeito dos locais, wiggolly se mistura aos Black trunks conseguindo surfar as melhores no mais famoso pico do mundo , pipeline!!!

Jadson André e Miguel Pupo se complicaram ao serem derrotados no inicio do campeonato e precisarão de um excelente resultado no Havaí para continuar entre os tops em 2016. 

Jadson tem uma situação mais complicada, pois seu retrospecto no Havaí não é muito bom e ele precisara se esforçar bastante para garantir sua vaga, pois na divisão de acesso, ele não aparece nem entre os 50 primeiros!!!

Miguel Pupo porem, já na zona de rebaixamento da primeira divisão, vive uma situação mais favorável, além de ser um exímio tube rider, ele ocupa hoje a 10ª posição do ranking de acesso e tem como vantagem disputar uma etapa prime que vale 10.000 pontos no quintal de casa em maresias, mas mesmo assim, ele precisa surfar como nunca para se manter na elite em 2016!!!

Caio Ibeli enfrentou o atual campeão mundial Gabriel Medina e apesar de ter feito a melhor nota da bateria, não conseguiu uma segunda onda que lhe desse a virada e se despediu de Portugal na 13ª posição. Caio Ibeli já está garantido na elite em 2016, pois ocupa hoje a 2ª colocação no QS e assim será mais um integrante da barca verde e amarela ano que vem!!!

Adriano de Souza, o mineirinho, viu a chance de chegar líder no Havaí, quando Mick Fanning perdeu para o wild card local uma bateria antes da sua, porem mineirinho também perdeu para outro convidado local e manteve a diferença de pontos para Mick e também terminou a competição em 13º lugar, com esse resultado a disputa será mesmo na etapa mais esperada do ano!!!

Gabriel Medina que veio numa crescente desde a etapa da África do sul, viu também a chance de assumir a liderança do ranking quando enfrentou o também brasileiro Ítalo Ferreira nas quartas de final, em uma bateria de ondas complicadas, Gabriel deixou Ítalo em combinação nos primeiros minutos, situação que foi invertida do meio pro final e ítalo impecável pegou 2 ótimas ondas e Gabriel terminou em combinação, deixando Portugal na 5ª colocação, foi um bom resultado, pois Medina subiu no ranking e ainda tem chances reais de se tornar bicampeão mundial!!!

A essa altura do campeonato, restavam apenas 2 brasileiros disputando a etapa, Filipe Toledo na parte de cima da chave e ítalo Ferreira na parte de baixo. Isso deixou a torcida brasileira com a esperança de ter, depois de muito tempo, uma final 100% brazuka.

Não deu outra, em uma bateria emocionante os 2 atletas mostraram para o mundo o porque que mereceram disputar a final em Portugal.

Filipe logo na primeira onda tirou um 10, com 2 aéreos e uma batida, nosso garoto prodígio mostrou a ítalo que seria quase impossível tirar o caneco das mãos do ubatubense filho do bi campeão brasileiro Ricardo Toledo, com uma segunda nota alta filipinho atingiu a soma de 17,83, ítalo por sua vez mostrou que não seria tão fácil assim e com um aéreo surreal levou uma nota 9,93, deixando a bateria emocionante ate o minuto final, ítalo terminou com a soma de 17,13 e teve seu melhor resultado em seu ano de estreia no tour, 2ª colocação!!!

A 3ª vitória de Filipinho o levou para 2ª colocação no ranking e com reais chances de se tornar campeão mundial de surf em 2015!!!

As boas noticias para torcida brasileira é que Ítalo, que surpreendeu o mundo com um ótimo ano de estreia, não pode ser mais alcançado por ninguém e conquistou o titulo de rookie of the year, além de ainda ter chances mesmo que remotas de se tornar campeão mundial logo no seu ano de estreia.

Outra boa noticia é que 3 brasileiros irão pro Havaí com chances se tornarem campeões mundiais, Filipe Toledo, Adriano de Souza e Gabriel Medina se juntam a Mick fanning na corrida pelo titulo, ou seja, temos 75% de manter o caneco no brasil!!!

Confira como ficou o ranking após 10 etapas disputadas e já contando com 1 dos 2 descartes:

2º Filipe Toledo – 49.700 pts
3º Adriano de Souza – 49.450 pts
4º Gabriel Medina – 45.350 pts
6º Ítalo Ferreira – 41.600 pts
14º Wiggolly Dantas – 26.850 pts
20º Jadson Andre – 19.950 pts
25º Miguel Pupo – 15.250 pts

A próxima etapa acontece nas fantásticas ondas de Pipeline entre os dias 08 e 20 de dezembro, onde será coroado o campeão mundial de 2015!!!

                   VAI COM TUDO BRAZILIAN STORM!!! ALOHA E MAHALO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário